Oi pessoal, tudo bem?

Mais uma quarta feira :D Iremos prosseguir com nossa coluna, como me tornei leitor(a). Toda quarta iremos compartilhar histórias (sua, minha, nossa) de como cada um conheceu e entrou nesse mundo literário.
Hoje temos histórias de convite que fizemos a alguns amigos e histórias que foram enviadas.
Quer enviar a sua? Nosso e-mail é saymybook@hotmail.com, não importa se foi extraordinário, o importante é compartilharmos os diferentes caminhos que tomamos para o mesmo fim <3

Vamos lá :)
Como você se tornou leitor(a)?





Olá leitores!
Meu nome é Laysa, tenho 27 anos e sou de Goiânia. As meninas do Say my Book me convidaram pra falar sobre como me tornei leitora. Essa é uma história de amor em que por muito tempo eu desprezei meu amado (kkk).

Quando era criança minha mãe me dava livros com historinhas da Disney, e eu os ignorava. Depois, quando entrei na quinta série (na minha época chamava quinta série), a professora de português mandava a gente ler um livro a cada bimestre. Eram livros daquela série Vaga-Lume, e eu até começava a ler, mas logo desistia.
Pra essa situação mudar, só podia ser com magia mesmo... Assisti Harry Potter e a Pedra Filosofal no cinema e achei incrível! Pensei: se o filme é tão bom, o livro deve ser também. Aí, pela primeira vez, pedi pra minha mãe comprar um livro pra mim. O detalhe é que eu queria o livro A Câmara Secreta, que é o segundo livro, mas não tinha na loja. Então comprei O Prisioneiro de Azkaban, que é o terceiro. A Rowling é tão incrível, que ela quase não dá spoiler do livro anterior, e eu consegui entender tudo. 



Mas o mais importante foi que descobri um mundo novo. Descobri que a leitura era uma coisa tão boa, que me senti tão bem lendo, que eu ia querer ler mais livros.
Percebi que os livros da Série Vaga-Lume eram bons! Conheci Pedro Bandeira e os Karas, que ainda não li toda a série, mas quero. Depois veio Dan Brown (só li O Código Da Vinci), Crepúsculo, Percy Jackson, Meg Cabot, e depois vários outros. Eu também comecei a ler fanfics (foi quando conheci Babi Dewet), o que é uma ótima saída pra quem não tinha muito dinheiro pra comprar livros...
No meio desse processo em que me tornei leitora, uma coisa foi muito importante: os blogs literários. 
Quando comecei a ler Harry Potter, eu só lia Harry Potter, mas não era por falta de interesse em outros livros, era por falta de informação. Demorei muito tempo pra descobrir esses blogs, comecei a ler Prisioneiro de Azkaban em 2002, e só fui descobrir os blogs literários em 2009/2010. Até porque em 2002 eu não tinha acesso à internet. Mas assim que descobri os blogs foi tipo um boom na minha vida. Comecei a anotar todas as indicações, a ler resenhas, sinopses, ir atrás dos livros que achava interessantes, e também fui apresentada ao skoob, que é uma das melhores redes sociais que existem (recentemente descobri o goodreads, que também é ótimo).
E foi então, em 2010, que comecei a comprar os meus livros. Minha coleção ainda é pequena (segundo o skoob eu tenho 116 livros), mas minha intenção (como eu acho que deve ser a de todo leitor) é ter minha própria biblioteca.
A leitura me ajudou em tanta coisa, por exemplo, hoje eu consigo interpretar um texto muito mais facilmente do que antes. Eu tenho tendência a ter memória ruim (é coisa de família), e sei que a leitura me ajuda muito nisso. E também me distrai, me alegra, me faz viver aventuras e romances que nunca vou viver, mas no momento que li aquele livro, eu vivi. Eu fui pra Hogwarts, pra Forks, pro Acampamento Meio-Sangue, pra Carmel na Califórnia, conheci futuros tristes, anjos, demônios, vampiros, adolescentes apaixonados, mulheres divertidas, bem sucedidas ou não, e o pior de tudo, personagens que tanto amei e morreram...
Os livros fazem parte da minha vida, a leitura virou um hábito que já não consigo viver sem.. Me fez ver o mundo com outros olhos. Conheci pessoas, fiz amizades.. Ou seja, praticamente só teve lado bom. O único lado ruim é não conseguir comprar todos os livros que quero, e a falta de tempo pra lê-los.


  



Me chamo Brenda Sousa e tenho 21 anos.  



Eu era muito pequena quando costumava ouvir de minha mãe e meu padrasto: "Você ainda é pequena para isto", "Ah, já está grandinha demais para isso, não acha?" e ficava confusa: como posso ser pequena e grande ao mesmo tempo? Certo dia, meu padrasto me deu um livro chamado 'Bem do seu tamanho', que explicava como isso funcionava de uma forma poética. O livro contava que nós vemos certas coisas como grandes ou pequenas a depender do ponto de vista (é basicamente o que lembro do livro, porque tenho 21 anos e isso já faz mais de 10 hahahaha). No momento em que eu entendi o que isso queria dizer com relação à minha confusão, meu mundo de leitura se abriu. Passei a perceber como poderia aprender coisas através da leitura, como descobriria novos personagens e me identificaria com pelo menos um pouquinho de cada um deles, e desde então não consegui mais parar. Livro atrás de livro, aqui estou eu! Assim, esse primeiro livro serve para mim até hoje, quando penso nos meus dilemas na vida de jovem adulta e nas dúvidas que tenho em geral. Aí está o poder que esse primeiro livro teve em toda a minha vida.





Olá! Sou a Marinara, uma leitora do site e amiga da Nise, tenho 20 anos, e irei contar como me tornei amante da leitura.

Se hoje entro em uma livraria, passo por todas as estantes, de todos os gêneros e olho todos os livros das prateleiras, culpa de uma professora bastante especial que tive no 5º ano do ensino fundamental, que se chama Haidee. Eu amava suas aulas, a paixão que tinha tanto pela gramática quanto por literatura. Para despertar nosso (meu e de meus colegas de classe) interesse em leitura, ela veio com uma proposta. Todo final de aula, iria ler um capítulo de um livro até que o terminasse, mas com a condição que, não importasse a curiosidade ela não iria ler mais que um capítulo por aula. Essa proposta deu tão certa que a aula que todos mais esperavam era a de leitura. E a partir daí não quis me contentar mais em esperar tanto pra poder descobrir sobre uma história. Apaixonei-me por esse mundo em que existem vários extremos e podemos conhecer todos eles. Passar a apreciar mais e ver quão incrível a descrição de detalhes, simples aos nossos olhos, mas sensacional a de uma leitura, um livro nos proporciona. 
Ler se tornou uma espécie de oásis para mim e serei eternamente grata a essa professora por ter me apresentado esse mundo. 




Adorei as histórias de hoje <3 Muito bom ver como cada um chegou aqui. Mande sua história pra gente, semana que vem pode ser a sua aqui! bj, até a próxima. 


68 Comentários

  1. Oiii...

    Que post mais lindo. Comecei a ler criança, lia os livros paradidáticos da escola. Mas foi só quando li O Diario da Princesa que tudo mudou.
    Beijos!

    Cintia
    http://theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diario da princesa também foi um dos primeiros meus :D
      bj

      Excluir
  2. Eu amo essas histórias, postem sempre!

    beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que delícia! Ler é tão gostoso. Recordar como começamos é muito bom, dá saudade. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estamos adorando essas recordações :D bj

      Excluir
  4. Oiiii!! Q coluna literária linda!Muito boa a iniciativa. Gostei das histórias, fico feliz quando alguém descobre as vantagens que7e adquirimos na vida quando lemos.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nise!
    Ahhh que legal <3 HP <3
    Eu comecei com Crepusculo e depois disso não parei mais.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :D Crepúsculo também foi nosso amor ahahah bj

      Excluir
  6. Oi!!
    Imagino que a maior parte das pessoas que entraram no mundo literário foi por causa de Harry Potter, mas comigo foi diferente.
    Posso dizer que Augusto Cury e Jane Austen foram os grandes responsáveis por eu ser a leitora de hoje :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria fez parte da geração Harry Potter, mas conosco também foi diferente haha
      Jane Austen <3 bj

      Excluir
  7. Olá, Nise.
    Eu achei o máximo essa coluna. Eu me identifiquei muito com a história da Laysa, porque quando comecei a ler, li quase os mesmos autores e livros que ela. Eu amo a série Os Karas. E mesmo não tendo começado por Harry Potter, já que eu já era bem grandinha na época que foi lançado, eu gostaria de dizer que foi ele que me abriu novos caminhos na leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :D ah, que legal *-* também li Harry bem grandinha kk bj

      Excluir
  8. Olá Flor
    Tudo bem?
    Adorei as Historias, que Gracinha o Projeto de vocês.
    eu me identifiquei muito com a Historia da Laysa, pois também iniciei minha Leitura de verdade com Harry, Tinha que ser ler Obvio HAHAHA, gosto da Ideia de os professores incentivarem os alunos a Lerem, maus professores nos incentivam muito por isso eu vivia na biblioteca.
    amei post
    Beijos Flor
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai... amei a coluna!
    Eu me tornei leitora quando li O pequeno principe em 2004, acho que esse livro pertence a infancia de qualquer criança =D

    bjus
    http://acidadeliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada :D li O pequeno príncipe quando já era grande, mas amo <3

      Excluir
  10. Oi, Nise! Tudo bem? Adorei a coluna e as histórias! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tão gostoso quanto ver as histórias de cada um, é a reflexão que isso traz para as nossas próprias histórias, não é? *_* Lindo demais. Amei a coluna e obrigada por publicar o meu "Como me tornei leitora" <333

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *---* Obrigada por ter participado flor <3

      Excluir
  12. Oi
    Muito legal a Coluna e as histórias, muito legais e é legal conhecer como as pessoas entram nesse mundo eu mesma sempre lia algumas história, mais entrei de vez nesse mundo depois que li O Prisioneiro de Azkaban que se tornou o primeiro livro da coleção.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acho tão mágico ler essas histórias! Comecei a ler a partir de Percy Jackson (<3) e até hoje acompanho a saga (nunca vai acabar pelo visto). A história da professora que lia um capítulo no final das aulas realmente me encantou, como faz falta professores como ela! Sou um dos poucos que ainda não leram HP (mas comecei esse ano!), me arrependo de ter demorado a ler :(. Ótima coluna!!


    Abraços,
    Alfrêdo - www.paginou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também amo Percy :D Esses professores são anjos. O importante é que esta lendo <3

      Excluir
  14. Todos temos uma profunda história com nosso livros, certo? e.e

    Eu comecei a ler no colégio, a principio eu não gostava mas como era obrigatório eu lia obrigado mesmo, mas tudo mudou quando eu li o "Assassinato na Biblioteca", livro perfeito!

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  15. Eu também lia livros na escola. Acho que isso que despertou o meu hábito pela leitura.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que tantas histórias bacanas! Isso me fez lembrar de como me tornei uma leitora. É praticamente uma viajem no tempo de tão divertido!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  17. Ai que incrível essas histórias! Quando eu era mais nova até li alguns livros que gostei, mas minha história de amor com eles só começou com Crepúsculo mesmo, hahah. De lá para cá comecei a ler mais e hoje em dia já se tornou um vício, né? Ainda bem que é um vício bom :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Crepúsculo também foi nossa paixão :D bj

      Excluir
  18. Eu queria muuito ter começado a ler com Harry Potter, queria ter acompanhado o lançamento dos filmes, depois de já conhecer a estória pelos livros.
    Mas o importante é que comecei! haha
    Muito legal essa coluna. É a primeira vez que leio, mas achei a ideia sensacional!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria hahah mas só conheci antes de lançarem o último filme, que por sinal assisti na estreia e sofri horrores hahah obrigada <3

      Excluir
  19. Legal mesmo estas histórias porque a gente percebe como a literatura entra de formas diferentes na vida das pessoas e como pessoas diferentes também influenciam.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  20. Eu já disse o quanto amo essa coluna? *-*
    Harry Potter é um dos melhores livros para se começar a ler quando pequeno.
    É PURO AMOR! <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Te indiquei em uma tag de "Trechos de Livros" lá no meu blog! Confere lá!
    http://vorazesleitoras.blogspot.com/2015/10/tag-trechos-de-livros.html

    Eu espero que goste. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Nise!

    Que coluna mais amorzinho! ♥
    Eu acho que não tenho uma história assim com algum diferencial, eu li meu primeiro livro com 9 anos, que foi O Caso da Borboleta Atiria, e desde então não parei mais. Houve épocas em que li menos, na adolescência, por exemplo, mas agora não passo um dia sem ler! :)

    Adorei a coluna, parabéns pela ideia!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  23. Ai, que legal os depoimentos! No meu caso a leitura já está no sangue, pois meu pai sempre foi um leitor voraz. Antes mesmo que eu soubesse ler já liam pra mim, então aprendi a amar. Hoje em dia a minha coleção de livros é maior do que a de todo mundo aqui de casa - somadas, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  24. Uma grande maioria pegou o gosto da leitura com HP e comigo não foi diferente.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Harry Potter pertence a uma geração :D

      Excluir
  25. É tão bom ver como cada um foi entrando aos poucos nesse mundo lindo da leitura *-* mas aaah, as fanfics! Bons tempos, as vezes conseguiam me emocionar mais do que os livros haha mas é incrível como harry potter introduziu 90% das crianças nesse mundo né, a autora deve sentir um orgulho e tanto <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova na Caverna de "A Febre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse ela, ficaria orgulhosa mesmo hahah <3

      Excluir
  26. OI Nise!
    Nossa! Que coluna linda!
    É tão legal ver como as pessoas se tornaram leitoras. Um dia, eu mando minha história, quem sabe...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Adorei de paixão a coluna! Como é bom saber como as pessoas tomaram gosto pela leitura!
    Ainda vou mandar meu depoimento.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  28. Eu comecei a ler pra valer por causa do livro Crepúsculo hahaha, muitas pessoas começaram desse jeito, né?
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Ai que bacana os depoimentos, acho tããão legal esse tipo de iniciativa. Gostei muito do post e dos relatos, muito bacana da parte de vocês.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Que histórias bacanas!
    É tão bonito ver depoimentos tão diferentes de pessoas que começaram a se apaixonar pela leitura de maneiras que nunca poderíamos imaginar! Adorei!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei as histórias, quero enviar a minha também :D
    Que bom que temos cada vez mais leitores no mundo <3

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ei, Nise!
    Que bacana a ideia do post. Muito criativo!
    É sempre bom conhecer histórias de leitores como nós.
    Acho que eu teria que fazer uns bons posts para contar a minha. hehe

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      hahah nos envie sua história, vamos adorar compartilhar.

      Excluir
  33. Amei o post. É muito legal conhecer como outras pessoas deram início a sua paixão pela leitura.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  34. Oi meninas!
    Minha primeira visita aqui!!! *----*
    Sou leitora do O outro lado da Raposa e acabei de assistir o vídeo da Raíssa entrevistando a Babi. Ela citou essa coluna e corri pra ver, e acabei encantada com o blog de vcs!
    Parabéns!
    Blogs assim me servem de inspiração!
    Meu blog ainda é um bebê, foi ao ar no início de setembro, e conhecer o blog de vcs foi ótimo!
    Voltarei sempre, com certeza!
    Super beijo, e parabéns mais uma vez!

    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir