Oi, tudo bem com vocês?

Hoje vamos divulgar mais histórias de leitores.

Quer ler a sua aqui? Nos envie para saymybook@hotmail.com o texto e as fotos que desejar. Nos ajude a compartilhar histórias lindas e manter a coluna <3




Oi gente,

Meu nome é Jordana, tenho 18 anos. Desde sempre meus pais me incentivaram a ler. 
Ter uma professora dentro de casa fazia com que a pressão fosse maior ainda. Não sei se era preguiça ou desinteresse mesmo, só que eu sempre fugia dos livros. Lia aqueles que a escola obrigava (série Vagalumes) e pronto.

Então, chegou 2009 e com ele o lançamento de um filme sobre vampiros. Mal vi o trailer e surtei com aquela trama toda. Quando assisti Crepúsculo pela primeira vez, a única coisa que eu conseguia pensar era que precisava saber como aquela história iria acabar. Foi aí que a minha mãe comprou o Lua Nova e Eclipse. Mergulhei de cabeça na história e em dois mundos (o literário e o dos crushs). E desde então não os larguei mais.

Depois da Stephenie Meyer, veio: J. K. Rowling, L. J. Smith, Dan Brown, Nicholas Sparks, C. S. Lewis, Meg Cabot, Cassandra Clare, George Martin, Rick Riordan… E tantos outros que mudaram cada um à sua maneira a minha vida, a minha imaginação e a forma de olhar o mundo. Com essas pessoas maravilhosas conheci anjos, demônios, bruxos, vampiros, lobisomens, deuses e semideuses, fantasmas, imortais, caçadores de sombras, tributos, mocinhos e vilões (que sempre souberam me conquistar). Me identifiquei, apaixonei, ri, chorei, lutei com inúmeros personagens.  


Todos que me conhecem sabem do meu amor pela leitura (e minha possessividade com meus livros/filhos). A leitura se tornou um hábito essencial e que não consigo me imaginar sem. Afinal, “uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar para mantê-la afiada”.





Olá! Sou a Gabi do Cats Can't Write.
Minha história sobre como me tornei uma leitora não é nada épica, ou emocionante, apenas comum, cheia de altos e baixos, fosse sobre vontade de ler, ou falta de dinheiro pra comprar livros.
Minha mãe gosta de ler, ou ao menos gostou muito um dia, mas por algum motivo que desconheço, ela nunca foi aquela pessoa que super incentivou a leitura, ela dizia que ler era bom, mas não era aquela coisa forte, tanto que apenas anos depois eu descobri que ela tinha caixas e mais caixas cheias de livros. Pode isso, minha gente?! A MULHER ESTAVA ESCONDENDO O OURO!
Quando estava pra começar o ensino fundamental, meus pais decidiram me colocar em uma escola particular. O professor de língua portuguesa costumava passar trabalhos sobre livros, você ia a biblioteca, pegava o livro que fosse do seu agrado e depois tinha de fazer algo como uma resenha, as vezes respondendo perguntas como “o que achou do livro?”, “que lições você tirou dele?”... Eu odiava! Achava chato, sacal. Me lembro apenas de um livro que conseguiu a proeza de me prender naquela época, infelizmente esqueci o nome, mas era sobre uma viagem.
Os ares da mudança começavam em minha vida, pois foi esse mesmo professor que incentivou a minha paixão pela escrita e sua insistência com os trabalhos chatos sobre livros, começava a me fazer apreciar um pouco mais a incansáveis páginas de letras e sem figuras.
Então chegou um fenômeno, que dominou o mundo adolescente: CRÉPUSCULO! Nessa época eu estava na oitava série, tentando fazer amigos, participando de todos os grupos possíveis da sala e em todos que tinham garotas só se falava de Crepúsculo. Teve um dado momento, que uma menina me perguntou “está ansiosa pra assistir Crepúsculo?” e com a maior cara de noob-sabe-de-nada-inocente, eu respondi um sonoro “hein?!”. EU NÃO SABIA QUE RAIOS ERA CREPÚSCULO!
Por fim assisti o dito filme e pensei “que revolucionário: VAMPIROS QUE BRILHAM!”. Só que não.
Como uma caloura no mundo literário, eu acreditava cegamente que adaptações literárias, bem... Eram literais! Novamente me vi no papel de noob-sabe-de-nada-inocente e ao invés de ler Crepúsculo, pulei de vez pra Lua Nova. As coisas boas foram que economizei grana de um livro e no fim nem senti tanta falta de informação.
Hoje quando falo de minha vida literária, costumo dividi-la da seguinte forma: Antes de Lua Nova (a.L.N) e Depois de Lua Nova (d.L.N), porque foi a partir desse livro que eu comecei a ler loucamente, partindo de uma saga a outra, lendo um livro maior que o outro, partindo de um gênero a outro e criando algo que chama “compulsão por comprar livros”.
Como falei, não é épica e nem emocionante, apenas comum, mas seja como for, hoje é algo que faz parte da minha vida, como uma necessidade. 




Vocês notaram? Parece que tivemos um início em comum aqui. Adorei haha
E vocês, como se tornaram leitores?
Até a próxima :*




40 Comentários

  1. HAHAHA adorei esse tipo de post! Muito legal as duas terem começado a gostar de ler por causa dos mesmos livros, achei fofo. Talvez eu mande um e-mail com a minha história também =)

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Mande sim, ficaremos felizes em publicar. bj

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Caraca, adorei seu tipo de post. Abrir as portas para os leitores é sempre bom. Gostei das histórias dos leitores, algumas horas até me identifiquei haha. Acho que eu sou o único ser que não de gosta de crepúsculo, neh? kkk
    Beijão <3
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :D obrigada ! haha a maioria gosta de Crepúsculo. bj

      Excluir
  3. Oi, Jess! Tudo bem? Adorei os depoimentos dessa coluna, como já disse antes: acho essa ideia ótima! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess,
    Adorei a ideia da coluna, incentiva outras pessoas a lerem, o que é sempre bom.
    Eu também fui incentivada por uma amiga, me emprestou os primeiros livros, hoje eu amo, tenho uma lista imensa de livros pra ler, rs.
    Beijo,

    Blog Marcella Beato

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess,
    Gente adorei esses dois relatos porque me identifiquei bastante com início de ambos.
    Sempre li por causa da escola, mas por causa de Crepúsculo notei que a leitura era além das leituras ' 'certinhas' obrigatórias.

    Linda a estante da Jordana.

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Como amo ler essas histórias! Linda foto da estante!

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A saga Crepúsculo também foi uma das minhas primeiras leituras. Não entrarei muito em detalhes porque ainda vou mandar meu relato (deixa só a minha net voltar porque viver de 3g não rola)
    Adorei aquela estante. Linda demais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess, tudo bem?
    Adorei a coluna, muito bonita. <3
    Eu já era uma leitora assídua quando surgiu Crepúsculo, e li o primeiro livro da série quando tinha uns 14 anos (omg já se passaram 8 anos HAHAHA). Acho bacana que a série tenha ajudado muitas pessoas a começar a ler. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Como eu adoro essa coluna!
    É uma das minhas preferidas de toooodas de toooodos os blogs. *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Conheço o blog da Gabi, amo os posts dela! *-*
    Ela coluna é muito bacana. Quando eu tiver um tempinho vou escrever minha estória também!!

    Beijos!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 escreve mesmo, vamos aguardar *-*

      Excluir
  11. Hehe, eu acho que a mãe da Gabi estava era com medo de a filha raptar seus livros, rsrs.
    A Jordana é das minhas, lô o quer e como quer!
    Parabéns meninas!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah é mesmo :D obrigada pela visita. bj

      Excluir
  12. Olá, Jess.
    Que bom que a escola da Jordana obrigavam ela a ler serie vagalume, eu teria pirado hehe. A minha obrigava a ler os clássicos hehe. Vou ver se mando o meu depoimento hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Olá Jess,
    amei essa ideia que vocês tiveram para dar mais interatividade ao blog, estão de parabéns. Bom, eu indiquei vocês para responder uma tag lá no blog, espero que gostem.
    Beijos
    missliterary.blogstpot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Flor
    Tudo bem?
    acho a ideia super incrível!E gostoso saber como tudo começou a maioria começa com crepusculo Harry o importante e encontrar o caminho para este mundo, não importa como HAHAHAA
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu amo esses posts, vocês deviam fazer sempre!

    Acho que eu vou mandar a minha história para vocês, kkk

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vamos fazer sim *-* mande, iremos publicar aqui :D

      Excluir
  16. Crepúsculo mudando vidas! Hahaha
    Ameeei esse tipo de post, já vou preparar a minha história também ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada <3 mande sim *-*
      Crepúsculo mudando vidas haha bj

      Excluir
  17. Engraçado como a maioria dos leitores no começo são justamente aqueles que fogem dos livros hahaha eu era uma dessas também, até que fiquei irritada porque minhas amigas só sabiam ler e daí me trocavam pelos livros e eu resolvi descobrir o que de tão empolgante tinha naquilo né. E aliás, também comecei com Crepúsculo! hahaha adooro essa coluna aqui <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem especial de halloween lá no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada<3 hahaha realmente, o amor esta onde a gente menos espera.

      Excluir
  18. Muito legal conhecer mais essas duas histórias.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Acho muito legal essas história e de conhecer como cada um se tornou leitor.
    Ainda vou mandar minha história.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Uma vida depois eu apareço para comentar! MAS OLHA EU ALI, MÃEEEE! E ainda falei de você véia (que escondeu os livros, mas ta perdoada).
    Lendo os comentários eu vi que mor galera começou a ler com Crepúsculo, eu não fazia ideia que tantas pessoas estavam no mesmo barco que eu! Podem falar o que for desse livro, MAS ELE SALVOU NOSSAS VIDAS LITERÁRIAS! Tirando o fato de vampiros brilharem e da Bella ser um sonsa, a história é legal, vamos falar a real aqui.
    Adorei participar da coluna, obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah Obrigada Gabi, adoramos publicar sua história <3

      Excluir