O Doador de Memórias

 Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. 
Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. 
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Título: O doador de memórias.
Autor(a): Lois Lowry.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 208.
Ano: 2014
Nota: 






Imagine viver em uma sociedade igualitária, na qual não há dinheiro e nem conflitos, há paz, respeito e ordem mas em compensação, não há livre arbítrio, vontade ou lembranças de uma sociedade anterior.

Essa é a vida de Jonas. Na sociedade perfeita, cada cidadão desempenha uma função de acordo com sua idade e afeição por cada área, os grupos familiares são escolhidos pelos Anciãos de acordo com características compatíveis do homem e da mulher e com a solicitação, eles podem criar 2 filhos, sendo um menino e uma menina. 
Com o passar dos anos, as crianças vão aprendendo a ter autonomia e aos 12 anos são designadas a uma carreira, após um período de estágios em todas áreas e observação dos Anciões, a criança é indicada para onde irá trabalhar até a vida adulta.

Jonas é designado a ser um Receptor de memórias, uma profissão que há muitos anos não era preenchida. Por conseguir enxergar além, Jonas receberá as memórias do passado da sociedade. Junto com o Doador, irá compartilhar lembranças e aos poucos irá descobrir que além da sociedade perfeito, há cor e sentimentos.


Incrível como um livro pode ser pequeno e intenso. O doador de memórias é um livro curto, com uma leitura que flui sendo possível ler em algumas horas.
Estou admirada com a história e surpresa por ter gostado tanto. 

Eu já tinha visto o filme e achei o livro ainda mais belo. Com simplicidade, a autora nos entrega uma história grandiosa.

Com o narrador em 3ª pessoa, acompanhamos esse cenário por pouco mais de 1 ano e encaramos o amadurecimento do Jonas e o questionamento de uma sociedade perfeita.

Um livro que merece a nota máxima, simples, belo e me fez querer mais !


Afinal, o que é melhor? Viver em uma mentira mas que trouxe paz à sociedade ou viver a verdade e trazer o livre arbítrio, podendo amar e sofrer?
Um livro que, mesmo se passando em uma era futurística nos faz refletir sobre nossa sociedade atual.


O livro foi adaptado para o cinema em 2014. Eu assisti antes de ler e não tive problema algum com isso. Um completou o outro, me fazendo gostar ainda mais da história.




O doador de memórias foi escrito em 1993. A autora escreveu mais 3 livros para série, sendo cada um protagonista diferente mas com as histórias se cruzando em algum ponto. O segundo livro Gathering Blue foi lançado no Brasil em 2014 com o título A escolhida. O livro 3, Messenger e o livro 4, Son ainda não foram traduzidos e lançados no Brasil.

A Escolhida
 Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.


gente do céu, eu tava aqui jurando que A escolhida era continuação. Agora que fui pesquisar um pouco pra fazer o post e descobri que são protagonistas diferentes estou desolada! Quero saber mais do Jonas :'(


Até a próxima :*

40 Comentários

  1. Oi Jess!!!

    E viva a verdade!!! Sempre!!! Doa a quem doer!
    Bjks e Boas Leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Tenho muita vontade de iniciar essa série, mas tenho receios de não gostar, adorei sua resenha!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada (:
      Lê pelo menos o primeiro, vai que ele acaba te encantando.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Jess!
    Eu não li o livro, mas vi o filme e amei. A fotografia é muito linda!
    Jonas muito novinho no livro. Parece que o filme são os dois primeiros livros juntos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza.
      Eu gostei bastante do filme.
      E gostei bastantes dos dois.

      Beijos

      Excluir
  4. Aiii eu amei esse livro. Foi uma experiência única e maravilhosa a leitura. Realmente, ainda estou pensando como um livro tão pequeno pode ser tão intenso. Ai... também fiquei decepcionada com o fato de A escolhida não se continuação...também quero saber mais sobre o Jonas!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma!
      Que bom saber que você também gostou tanto quanto eu!
      Também queria saber mais sobre o Jonas :/
      Mas tomara que pelo menos nos próximos livros podemos descobrir algumas coisinhas sobre o Jonas ainda.

      Beijos

      Excluir
  5. Acho que já ouvi falar (especialmente, no filme), embora não tenha tanta certeza, rs.

    Enfim, se você deu nota máxima, com certeza deve ser conferido. Gostei da sugestão!

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julianna, deve conferir mesmo.
      É muito bom livro.
      Que bom que gostou da sugestão.

      Beijos

      Excluir
  6. Jess, só vi o filme desse livro e gostei muito! Porém deveria ter lido o livro antes, porque agora dá preguiça haha.

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas ler o livro também complementa bastante a história do filme!

      Excluir
  7. Oii Jess, tudo bom?
    Eu gostei muito de O Doador de Memórias, mas aquele final foi inaceitável! Não dá para saber o que acontece com o Jonas e o bebê! Me deixou muito irritada
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, tudo bem e você?
      Eu gostei bastante também. E esse final é de surpreender todos em querer saber o que vai acontecer.

      Beijos

      Excluir
  8. Olá Jess;
    Eu nunca li o livro, apenas vi o filme e gostei bastante, apesar de ter achado ele bem morninho, sem muito romance, sem muita ação, mas bom.
    Espero ler o livro.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Espero que você goste do livro então.

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei o filme, mas ainda não li o livro. Me parece que ele segue a produção do cinema. E acho isso maravilhoso!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então deve ler o livro também.
      Ele complementa bastante o filme.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi!
    Eu não vi o filme e nem o livro, mas todos dizem que é ótimo.
    www.QuaseColorida.com

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, mas achei o filme muito bacana, com um enredo bem original e curioso!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  12. Sempre ouço falar do livro, mas como não sou tão fã de distopia, nunca tive vontade de ler. Masss, depois da sua resenha.. eu quero! <3
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada!
      Espero que você goste do livro então.

      Beijos

      Excluir
  13. Oi Jess!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, só vi o filme, e confesso que me surpreendeu; não sou fã de distopias e ficção, mas o filme conseguiu me conquistar pela simplicidade. Aquele final me deixou desnorteada, e preciso saber o que aconteceu depois!
    Vou ler o livro (ou os livros?!)

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.
      O filme é realmente muito bom, e surpreendeu bastante gente.
      Espero que você goste do livro quando ler ele.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi, Jess, tudo bem?

    Eu vi o filme e gostei muito. Também fiquei desolada quando descobri que os protagonistas eram diferentes nos outros livros. Pq se o filme foi fiel ao livro, o que aconteceu depois que ele chegou lá naquele lugar???
    Eu tenho que ler o livro ainda, espero gostar tanto quanto você!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, tudo bem e você?
      Awwwn, também estou doida pra saber.
      E espero que você também goste do livro.

      Beijos

      Excluir
  15. Pois é, eu também já vi o filme, mas ainda me falta ler o livro...acredito que eu vá gostar assim como você!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa.
      Espero então que goste do livro!

      Excluir
  16. Pois é, eu também já vi o filme, mas ainda me falta ler o livro...acredito que eu vá gostar assim como você!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa.
      Espero então que goste do livro!

      Excluir
  17. Adorei este livro quando li!
    ótima resenha <3

    Aguardo sua visita,
    ingridmedeiros.blogspot.com.br

    Ingrid do IG @ingridbooks

    ResponderExcluir
  18. Tenho vontade de ler, mas ainda não consegui. :P Pra variar.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou torcer então para que você consiga ler ele (:

      Excluir
  19. Eu queria muito ler,porém recebi tantas criticas negativas que até desanimei,mas vou tentar dá uma chance pro livro.
    Estou seguindo o blog e espero sua visita,beijos!
    Saboreando as Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste dele então.
      Muito obrigada pela visita (:

      Excluir
  20. Oi Jess!
    Eu tanto vi quanto li o livro. Gostei bastante, mas confesso que depois que vi algumas resenhas do segundo não tive vontade de continuar, e não pretendo.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      Ah, que pena então. Logo mais pra frente eu irei ler o segundo.

      Excluir